As flores secas são baratas, bonitas e mais fáceis de preservar. Utilize-as para embelezar a sua casa em dias normais e de festas. O Natal pode ser uma boa forma de começar a treinar o seu dom com as mãos.
1 - Flores frescas (amarradas em pequenos buquês) podem ser penduradas de cabeça para baixo em um ambiente bem arejado. Como ao longo do tempo os caules afinam, aperte o barbante de vez em quando. Aproximadamente três semanas depois as flores podem ser usadas em arranjos.
2 - As flores são preservadas quando se utiliza glicerina na secagem, mas muitas vezes mudam sua coloração. Esse procedimento é usado, por exemplo, com flores de frutas silvestres, sempre-verdes e rosas. Para tal, adicione uma parte de glicerina e duas de água fervente em um recipiente alto. Corte os caules no sentido transversal e coloque as flores 8 a 10 cm dentro da solução. Mantenha o recipiente em ambiente fresco até surgirem pequenas gotículas de glicerina nas folhas.
3 - Seque flores como cravo, cravo-de-defunto e erva-de- santa-rosa com sílica-gel, facilmente encontrada nas farmácias. Corte os caules das flores até um comprimento de 3 cm e amarre-os com um arame. Em seguida, coloque sílica-gel no fundo de um recipiente fechado de tamanho adequado. Coloque as flores e cubra-as com 2 ou 3 cm de sílica-gel. Mantenha o recipiente fechado por dois dias em local quente.
4 - Violetas, esporinhas, miosótis e orquídeas podem ser secos com a ajuda de areia de quartzo (a forma e a cor ficam intactas): em um recipiente com boa vedação coloque 5 cm de altura de areia de quartzo. Em seguida, adicione as flores e cubra com mais areia de quartzo (não deixe as flores se tocarem, pois depois de secas não é possível separá-las). Feche bem o recipiente (talvez seja melhor vedá-lo com filme de PVC) e mantenha-o guardado por 10 dias. A areia de quartzo pode ser usada várias vezes, desde que seja seca no forno a uma temperatura de 100°C a 120°C.
5 – Faça jardins flutuantes – Você vai precisar de um recipiente decorativo, água, flores, folhas e pedrinhas. Encha o recipiente decorativo com água e coloque as flores ou folhas. Para que os caules fiquem submersos, fixe-os com as pedrinhas. Para que as folhas brilhem, esfregue-as com cerveja morna. Se desejar, adicione à água um pouco de óleo perfumado. (Fonte: O Melhor da Sabedoria Popular